EP23 REVOLUÇÃO RUSSA

Na estreia do Fronteiras no Tempo em sua nova casa, o Portal Deviante, os historiadores C. A. e Beraba discutem uma das efemérides que mais suscita paixões: A Revolução Russa de 1917.

Este evento, como toda história, está envolvido em uma luta de forças políticas acerca de seu caráter histórico, lido por alguns como o acontecimento mais importante e progressista da História da humanidade e, por outros, como uma falácia revolucionária que culminou em uma sangrenta ditadura totalitária, responsável pela morte de milhões de opositores. A despeito desta luta pela memória, a Revolução Russa de 1917 foi, indubitavelmente, um dos acontecimentos mais influentes da história mundial contemporânea.

No episódio

Descubra como era a Rússia Czarista e como este regime contribuiu para sedimentar o caminho da revolução no país desde o século XIX; entenda o conceito de revolução; saiba mais sobre a revolução de 1905, tida por muitos historiadores como o “ensaio geral” para o movimento de 1917; conheça a relação entre a Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa;  aprenda mais sobre as revoluções que ocorreram em 1917, compreenda quem eram Mencheviques e Bolcheviques e como estes últimos acabaram se tornando os líderes do novo regime a partir de outubro daquele ano; entenda os conflitos para a consolidação do novo regime e como foi criada a União Soviética, que ganhou contornos mais autoritários após a morte de Lênin.

 

 


PADRIM

Ajude nosso projeto crescer cada vez mais. Seja nosso Padrinho.

www.padrim.com.br/fronteirasnotempo

Madrinhas e Padrinhos

Anderson Garcia, Caio Sérgio, Eani Marculino, Eduardo Lopes, Ettore Riter, Marcos Sorrilha, Maria Clara Valença, Willian Scaquett, Willian Spengler e Yuri Morales


Mencionado no Episódio

Podcasts

Meiaentradacast #32 – Carandiru

SciCast #216: 30 anos do Acidente com o Césio-137

Fronteiras no Tempo #12 – Fascismo

Fronteiras no Tempo #13 – Guerra Civil Espanhola

Para ver no Youtube

Encouraçado Potemkin


Redes Sociais

TwitterFacebook, Youtube, Google+ 

Contato

WhatsApp: 13 99204-0533 

E-mailfronteirasnotempo@gmail.com


Expediente

Produção Geral e Hosts: C. A e BerabaVitrineAugusto CarvalhoEdiçãoTalk’nCast


Saiba Mais

Livros

BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política. Brasília: Universidade de Brasília, 1998

BURKE, P. História e Teoria Social. São Paulo: Unesp, 2002.

CONTOS Russos Antologia. Clássicos de Bolso. Trad. Aurélio Buarque de Holanda. Rio de Janeiro: Ediouro, s/d.

FERRO, Marc. A Revolução Russa de 1917. São Paulo: Perspectiva, 1974.

FERRO, Marc. O ocidente diante da Revolução Soviética. São Paulo: Brasiliense, 1984.

HOBSBAWM, E. Era dos extremos: o breve século XX. São Paulo: Cia das Letras, 1998.

LENINE, Vladimir Ilitch. O Imperialismo: fase superior do Capitalismo. Junho 1916 Disponível em: <<https://www.marxists.org/portugues/lenin/1916/imperialismo/index.htm>>>

MARX, K. O 18 Brumário de Luís Bonaparte. São Paulo: Hucitec

REIS Filho, Daniel Aarão. A Revolução Russa – 1917-1921 (Coleção Tudo é História). São Paulo: Brasiliense, 1999.

WEBER, Max. Ciência e Política: duas vocações. 12.ed. São Paulo: Cultrix, 2004

 

 

  • Rafael Oliveira

    Esse foi meu episódio de descoberta do Fronteiras no tempo e, além de me proporcionar uma visão completa sobre a conjuntura que levou à revolução russa, me levou à descoberta desse podcast fantástico. Já sou fã.

    • Rafael,

      Valeu pelo elogio!

      Aguardamos por mais comentários seus por aqui ou no http://www.deviante.com.br

      Uma pergunta: foi você que acabou se tornar nosso novo padrinho?

      abraços

      • Rafael Oliveira

        Olá, C.A./Beraba,

        Fui eu sim, tava devendo esse feedback pra vcs há um tempo, então tirei o dia pra fazer tudo de uma vez, kkkkk. Ando ouvindo bastante os programas de vcs, e me sinto na obrigação de retribuir pelos momentos de reflexão, diversão e conhecimento que vcs proporcionam. Podem ter certeza que vcs já ganharam um grande fã aqui das terras pernambucanas, e sempre que posso faço questão de divulgar esse trabalho. Um grande abraço à equipe, e fico na expectativa por novos episódios.